MyFuture.pt

Estás aqui:

Outras bolsas

outrasbolsas formacaoavancada

Existem entidades, de cariz público ou privado que atribuem bolsas destinadas à formação avançada. Podes sempre procurar junto da tua instituição de ensino superior se têm conhecimento destas bolsas e se apresentam acordos de parceria com alguns destes organismos. Por forma a ajudar-te selecionámos alguns exemplos que podes consultar.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) apresenta um grande número de bolsas. Estas são atribuídas através de concursos públicos e podem ser administradas, de forma direta, ou indireta (em cooperação com outras entidades). A oferta em áreas de formação avançada é variada, sendo que incluem por exemplo apoios a estudantes de doutoramento e pós-doutoramento.

Se procuras apoio a um projeto ou pretendes uma bolsa de estudo individual, numa área de formação avançada, podes encontrar na Fundação Calouste Gulbenkian  o que precisas. A entidade concede bolsas de mérito a estudantes que frequentem a licenciatura ou mestrado integrado, com elevadas classificações e que disponham de baixos recursos económicos. Existe ainda um programa de estímulo à investigação que distingue propostas em várias áreas, da Matemática, à Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço.

Já a Associação Duarte Tarré (ADT)  atribui bolsas de estudo a alunos com bom rendimento escolar, mas que apresentem dificuldades económicas. Estes apoios são essencialmente destinados ao ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento).

Outra entidade a distinguir é o Instituto Camões que oferece apoios com vista à promoção de estudos nas áreas da língua e cultura portuguesas, bem como à formação na área de tradução e interpretação de conferências e, ainda, à formação do ensino do português. São bolsas destinadas aos domínios da formação avançada.

Muitas Câmaras Municipais também atribuem apoios ao ensino universitário e politécnico (por exemplo: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão;Câmara Municipal de Faro;Câmara Municipal de Barcelos; entre muitas outras). Podes ainda procurar junto de empresas se têm abertas candidaturas a alguns projetos ou bolsas na área da formação avançada.