MyFuture.pt

Estás aqui:

Bolsas de Mérito

merito superior

Os alunos de estabelecimentos de ensino superior (público e privado) podem candidatar-se a uma bolsa de mérito, caso o seu aproveitamento escolar seja considerado excecional.

Estas ajudas monetárias destinam-se aos estudantes que frequentam a licenciatura, mestrado e mestrado integrado, bem como curso de especialização tecnológica. Constituem-se como um apoio, de valor fixo, para estudantes cujo aproveitamento seja considerado excecional, o que se traduz numa média igual ou superior a 16 no ano anterior da frequência letiva, bem como a aprovação a todas as unidades curriculares.

A cada instituição de ensino é disponibilizado um número máximo de bolsas a atribuir, de acordo com o número de alunos em frequência no ano anterior. São estas entidades que procedem à seleção dos estudante a quem deve ser entregue a bolsa. Caso o número de estudantes que satisfaçam os critérios seja inferior ao número máximo de bolsas a atribuir, serão apenas concedidas bolsas àqueles que se candidataram e cumpriram os requisitos.

Depois, dentro dos prazos legais definidos, as instituições de ensino superior afixam online as listagens dos estudantes a quem foi atribuída a bolsa de mérito, com o nome, unidade curricular, curso, ano e e-mail do aluno, bem como um relatório sobre o processo que levou a esta concessão.

A Direcção-Geral do Ensino Superior concede uma verba a cada instituição de ensino superior, que depois faz o pagamento ao aluno, sendo que a bolsa é paga numa só prestação. Os estudantes recebem ainda um diploma comprovativo desta atribuição.