MyFuture.pt

Estás aqui:

Acesso

Que competências pede o futuro?

quecompetenciaspedeofuturo

Quais são as profissões mais viradas para o futuro? Que competências pedem as entidades laborais? Estas são questões que todos os jovens devem ter bem presente.

Entrar no superior, passo a passo

entrarnosuperior passoapasso

Chegou a fase de candidaturas ao ensino superior, mas já estás cansado de toda a burocracia? Tens dificuldade em compreender o processo? Andas perdido com as datas? A Forum Estudante dá-te uma ajuda.

Vais sair de casa?

vaissairdecasa1

A entrada no Ensino Superior marca uma nova fase da tua vida e, se tiveres que te deslocar para longe de casa, dos amigos e da tua zona de conforto, a mudança não é pequena. Os teus pais vão sentir a tua falta e sentir no bolso o preço de um filho a estudar fora de casa. Para que o sofrimento deles não aumente vais ter que controlar melhor os teus gastos.

Contingente Geral

Quem se pode candidatar?
Quem tenha terminado o curso do ensino secundário ou equivalente, com aprovação, e tenha realizado as provas de ingresso e  pré-requisitos, quando aplicáveis, exigidos para o curso/instituição em que pretende ingressar.

Contingentes Especiais

Na 1.ª fase do concurso nacional existem diversos contingentes especiais, para além do contingente geral, aos quais são afetadas determinadas percentagens de vagas, destinadas aos candidatos que cumpram as condições de cada contingente.
Na 2.ª e 3.ª fases existe apenas um contingente único.

Contingente Especial - Candidatos oriundos da Madeira

Para os candidatos oriundos da Região Autónoma da Madeira foi criado um contingente especial com 3,5% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Contingente Especial - Candidatos oriundos dos Açores

Para os candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores foi criado um contingente especial com 3,5% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Contingente Especial - Candidatos emigrantes portugueses e familiares

Para os candidatos emigrantes portugueses e familiares que com eles residam foi criado um contingente especial com 7% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Contingente Especial - Candidatos militares em regime de contrato

Para estudantes que se encontrem a prestar serviço militar efetivo no regime de contrato foi criado um contingente especial com 2,5% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional.

Contingente Especial - Candidatos portadores de deficiência física ou sensorial

Para os candidatos portadores de deficiência física ou sensorial foi criado um contingente especial com 2% das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional ou duas vagas.

Concurso Local

Existem cursos cujas especiais características justificam que a candidatura aos mesmos seja realizada através de concursos locais. A realização destes concursos locais está sujeita a autorização expressa por portaria do ministro da tutela do ensino superior, a requerimento da Instituição de Ensino Superior e colhido o parecer favorável da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Regimes Especiais

O número de estudantes abrangidos pelos regimes especiais, a admitir em cada par instituição/curso para o conjunto dos regimes especiais não pode exceder, em cada ano letivo, 10% das vagas aprovadas para o concurso nacional ou local de acesso ou para os concursos institucionais relativos ao ano letivo em causa.

Regime Especial - Missão diplomática portuguesa no estrangeiro

Quem se pode candidatar

Estudantes que sejam cumulativamente funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro ou seus familiares que os acompanhem e estejam habilitados com curso de ensino secundário, completado em país estrangeiro, quando em missão (ou acompanhando o familiar em missão).

Regime Especial - Bolseiros e funcionários públicos no estrangeiro

Quem se pode candidatar

Estudantes que, cumulativamente sejam cidadãos portugueses ou seus familiares que os acompanhem que, à data da apresentação do requerimento de matrícula e inscrição pelo regime especial, se encontrem há mais de dois anos em país estrangeiro, na qualidade de bolseiros, ou equiparados, do governo português, no estrangeiro;

Regime Especial - Oficiais das forças armadas portuguesas

Quem se pode candidatar

O regime especial abrange os estudantes oficiais do quadro permanente das forças armadas portuguesas, nos termos de acordos específicos de formação estabelecidos entre estas e as instituições de ensino superior, no âmbito da satisfação das necessidades específicas de formação daquelas.

 

Fonte: Direção Geral do Ensino Superior

Regime Especial - Bolseiros nacionais de países de expressão portuguesa

Com frequência de ensino superior quem se pode candidatar
Estudantes que, cumulativamente:

Regime Especial - Missão diplomática estrangeira acreditada em Portugal

Quem se pode candidatar
Estudantes que à data de candidatura satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

Regime Especial - Praticantes desportivos de alto rendimento

Quem se pode candidatar
Estudantes que à data de candidatura satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

Regime Especial - Naturais de Timor-Leste

Quem se pode candidatar

Estudantes que à data de candidatura satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

Concursos Especiais

Os concursos especiais aplicam-se ao acesso e ingresso:

Concurso Especial - Maiores de 23

As condições a satisfazer para a candidatura e os critérios de seriação são fixados por cada instituição de ensino superior.

Página 1 de 2