MyFuture.pt

Estás aqui:

Mitos

socioecon mitos

Existem alguns mitos associados ao secundário.

Descobre alguns!

 - Basta estudar na véspera dos testes e chega!

Nesta nova fase do ensino vais reparar que o estudo de véspera não é suficiente. É uma questão de adaptação, mas o nível secundário exige um estudo diário, para não te perderes nas matérias e poderes esclarecer as dúvidas logo que as tenhas. Há sempre algumas disciplinas que achamos mais fáceis ou mais difíceis, até pelos nossos gostos e aptidões pessoais, mas todas exigem trabalho contínuo, que se estende além do trabalho realizado dentro da sala de aula.

 

- No terceiro período vou a tempo de recuperar as notas.

Deves lembrar-te que as médias de cada um são construídas desde o 10º ano e desde o primeiro período. Quando a nossa intenção é aceder ao ensino superior, as médias são muito importantes e deves trabalhar para uma boa média desde o início, ou arriscas-te a que as notas do terceiro período sejam mais inferiores às que desejavas e a tua média mais baixa do que o que querias! Quanto melhor a tua média mais possibilidades de escolha tens quando chegar a altura de escolher um curso do ensino superior. Assim, poderás fazer uma escolha mais relaxada, com menos stress e mais confiante, sem estares restrito por uma média mais baixa.

 

- O curso de Ciências e Tecnologias é o que tem maior saída.

O Curso de Ciências e Tecnologias tem como objetivo o prosseguimento de estudos após o 12º ano de escolaridade, mas nem todos os alunos pretendem ou podem prosseguir estudos após o 12º ano, e neste caso é mais adequada a opção por um Curso Profissional.
Além disso, a conclusão do curso de Ciências e Tecnologias depende da realização de exames nacionais obrigatoriamente a Português e Matemática A no 12º ano e a duas das seguintes disciplinas no 11º ano: Física e Química A / Biologia e Geologia / Filosofia. Se até ao 9º ano tiveste muitas dificuldades ou tiveste pouco interesse nestas disciplinas que referimos, podes ter maiores dificuldades neste curso. Por fim, o curso de Ciências e Tecnologias só te vai oferecer "muitas saídas" se a tua média do secundário (do 10º ao 12º ano) e dos exames nacionais for boa ou muito boa. Por isso, se tens outros interesses noutras áreas e facilidade em disciplinas doutro curso, como o de Ciências Socioeconómicas, deves ponderar bem a tua escolha, sem te deixares prender por esta ideia de "mais saídas" do curso de Ciências e Tecnologias.

 

Em caso de dúvida é melhor pedir ajuda, antes de fazer a matrícula.