MyFuture.pt

Estás aqui:

Orientação vocacional: Uma forma de te ajudar a tomar decisões importantes

orientacao vocacional

A orientação vocacional realizada por profissionais de psicologia é cada vez mais procurada, para que o(a) adolescente se sinta mais seguro(a) da sua opção vocacional e/ou profissional, ou mesmo para o(a) auxiliar na tomada de decisão.

A preocupação com a escolha profissional do individuo é cada vez mais um assunto que ocupa o pensamento dos(as) adolescentes. Decidir por si mesmo(a), num processo que passa pelo conhecimento das suas potencialidades é um grande desafio. Atualmente é pedido ao(à) adolescente que tenha uma ideia daquilo que gostaria de fazer no seu futuro profissional, para que possa escolher as várias opções que tem ao seu dispor e assim alcançar sucesso/realização com a profissão escolhida.


Muitas vezes esta escolha acontece precocemente, quando o(a) adolescente está preocupado (a) com outras circunstâncias da sua vida pessoal e emocional. No entanto, é-lhes solicitada essa reflexão e por isso a preocupação com o futuro é vivenciada por eles(as), amigos(as) e familiares. A decisão não é naturalmente estática, pode ser modificada com o tempo e por isso a orientação vocacional não é apenas a ajuda para seguir uma opção por uma atividade profissional, é também a busca pela identidade pessoal.


A orientação vocacional é a busca por mais conhecimento por parte do(a) adolescente. Pode ainda ser um momento em que este(a) passa a conhecer mais aprofundadamente, quer as suas características pessoais, quer familiares e sociais, o que pode facilitar o processo de definição da sua identidade profissional.


Na adolescência surge a possibilidade de o(a) próprio(a) encontrar estratégias para enfrentar as transformações do presente e debruçar-se sobre as perspetivas de futuro. É por isso a fase em que todas as dúvidas, questões e hesitações acerca do futuro vêm à tona e necessitam de uma resposta, que inevitavelmente não é definitiva.


Para muitos(as) adolescentes a identidade profissional é parte integrante da identidade pessoal. Ter um bom emprego, que é valorizado pela sociedade, é muitas vezes uma ambição, que pode não ser suficiente para que o(a) adolescente no futuro seja feliz a nível profissional.


O projeto de vida do(a) adolescente pode ser preparado se o(a) mesmo(a) estabelecer metas e objetivos a partir da orientação vocacional, para que desta forma percorra o seu caminho com marcos planeados/programados.
A orientação vocacional pode ajudar o(a) adolescente a percecionar alguns obstáculos e dificuldades e, por isso ajudar a conhecer o melhor modo de contorná-los. A aprendizagem de quem somos através da orientação vocacional pode prevenir deceções ou ilusões.


A orientação vocacional tem o mais amplo destaque na possibilidade do individuo se auto-conhecer, deste modo será facilitada a escolha profissional e assim favorecer a construção de um projeto de vida mais responsável, consciente e equilibrado.

 


Sandra Helena
Psicóloga e Psicoterapeuta Infantojuvenil
Psinove – Inovamos a Psicologia
www.psinove.pt