MyFuture.pt

Estás aqui:

Top 3 das Qualificações: o que procuram as empresas?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

top3dasqualificaçoes ensinoprofissional2

Com base num estudo divulgado em 2015 pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, podemos traçar alguns perfis de necessidades de qualificações não-superiores, nas várias regiões do País.

Quais as profissões mais necessitadas? E Porquê? Procurámos algumas das respostas.

Norte
As necessidades dos empresários na zona Norte do país são bastante variadas, algo que se poderá explicar pela diversidade do tecido empresarial que se regista nesta zona do país. A qualificação mais requerida, por exemplo, - Empregado ou Técnico de Restaurante Bar – apenas colhe cerca de 7,7% das preferências dos empregadores. Mais uma vez associadas às características empresariais e industriais do Norte do País, surgem qualificações associadas ao calçado (5,7%) – área com ligações históricas a esta região. Destaque ainda para a área de Técnico Auxiliar de Saúde, a fechar o TOP 3, com cerca de 5% das preferências, um dado que se pode explicar pela maior densidade populacional.

Centro
No centro do País, onde estrategicamente se colocam muitas das estruturas das empresas, são os técnicos de logística os mais procurados, com cerca de 6% das preferências. Mais uma vez, a abrangência de características da zona centro, resulta numa grande fragmentação nas respostas. Ainda assim, destacam-se dois fatores essenciais, ainda que a alguma distância: a importância das pescas (com a segunda escolha a recair em Operador de Transformação de Pescado – 4%) e o isolamento e envelhecimento das populações desta região (Agente de Geriatria fecha o top 3 com 3,6%).

Lisboa
Na zona da capital, destaca-se claramente a necessidade por parte dos empregadores de técnicos qualificados da área comercial e de vendas, com cerca de 25% das escolhas. A alguma distância, seguem-se técnicos ligados à restauração (14%) um número expectável, tendo em conta o crescimento do setor do turismo em Lisboa. A fechar o Top 3, a qualificação de assistente ou técnico administrativo – uma necessidade que, tal como a dos técnicos na área de vendas, se explica pela concentração destes serviços na capital portuguesa.


Alentejo
Há sobretudo uma qualificação que os empresários alentejanos necessitam: Operador/a Agrícola lidera o Top 3 com 33,2% das preferências – um indicador que pode indiciar algum desfasamento entre as escolhas dos jovens e as necessidades regionais. Bastante mais abaixo em termos de necessidades, surgem também duas profissões relacionadas com as características da região: Agente de Geriatria (10,5%) e Técnico de Energias Renováveis (6,7%).

Algarve
No Algarve, quase metade dos empresários afirma necessitar de profissionais da área da restauração e bar (42,6%), um dado que facilmente se percebe pela ligação ao turismo desta região. Da mesma forma, a segunda profissão mais requisitada é a de Empregado de Andares (27,8%). A fechar o Top 3, segue-se a qualificação de Programador/a Informático com 16,7%.

Fonte: Sistema de Antecipação de Necessidade de Qualificações (ANQEP, I.P.) Amostra: 1600 empresas