MyFuture.pt

Estás aqui:

Ensino Profissional

Curso de Aprendizagem

aprendizagem descriçao

Estes cursos destinam-se a quem já está no ensino secundário mas, por alguma razão, quer apressar a entrada no mercado de trabalho e melhorar a sua hipótese de empregabilidade.

Curso de Educação Formação

descriçao cef

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para concluíres a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos teus interesses, ou para prosseguires estudos, ou uma formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

Curso Artístico-Especializados

cursosartesp descricao

Os cursos do Ensino Artístico Especializado consistem em formação específica para aspirantes a artistas.

Curso de Especialização Tecnológica

cet descriçao

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que confere qualificação profissional do nível 5.

A PAPinha TODA FEITA

apapinhatodafeita

Presente em todos os cursos profissionais, a Prova de Aptidão Profissional (PAP) permite desenvolver-te uma ideia ou conceito ligado ao teu meio profissional. Fica a saber tudo sobre este passo importante no caminho até à qualificação.

Top 3 das Qualificações: o que procuram as empresas?

top3dasqualificaçoes ensinoprofissional2

Com base num estudo divulgado em 2015 pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, podemos traçar alguns perfis de necessidades de qualificações não-superiores, nas várias regiões do País.

Orientação vocacional: Uma forma de te ajudar a tomar decisões importantes

orientacao vocacional

A orientação vocacional realizada por profissionais de psicologia é cada vez mais procurada, para que o(a) adolescente se sinta mais seguro(a) da sua opção vocacional e/ou profissional, ou mesmo para o(a) auxiliar na tomada de decisão.

Plano de Estudos

A duração destes cursos é de 2800 a 3700 horas e, por cada período igual ou superior a 1200 horas podes ter direito a 22 dias úteis de férias. Os cursos de aprendizagem são organizados em componentes de formação – sociocultural, científica, tecnológica e prática – que visam as várias dimensões do saber.

Tipologia de Cursos e Nível de Qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

plano1

Componentes de Formação

plano2

Nota: esta tabela foi retirada do site do IEFP.

Os cursos de aprendizagem organizam-se no seguinte plano curricular:

plano3

Nota: Tabela retirada do site do IEFP.

 

Plano de Estudo

Existem áreas diferentes para responder melhor às tuas necessidades. Assim, podes escolher entre Artes Visuais, Audiovisuais, Dança e Música. Dentro das Artes Visuais tens: Design Gráfico, Cerâmica, Equipamento, Ourivesaria, Têxteis, Realização Plástica do Espetáculo; e nos Audiovisuais tens: Cinema e Vídeo, Fotografia, Luz, Multimédia e Som. Em Dança as opções são: Dança Clássica, Moderna e Contemporânea; e em Música: Execução Instrumental, Canto e Canto Gregoriano.

Plano de Estudo

Independentemente da tipologia, todos os CEF são marcados por uma abordagem profissionalizante e integram quatro componentes de formação: sociocultural; científica; tecnológica; e prática.

A matriz curricular dos cursos de Tipo 1, 2 e 3 é a seguinte:

plano cef1

 

A matriz curricular dos cursos de Tipo 4, 5, 6, 7 e do Curso de Formação Complementar é a seguinte:

 

plano cef2

* Disciplinas/domínios de suporte científico à qualificação profissional por ti desejada.

 

Nota: Tabela/informação retirada do site da ANQEP.

 

Após a conclusão de um CEF, com sucesso, obténs uma certificação escolar equivalente ao 2º ciclo, 3º ciclo ou ao ensino secundário, ou ainda um certificado de competências escolares, e uma certificação profissional, conferindo-te o nível  1, 2 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), em função do percurso efetuado, de acordo com o quadro que se segue:

 

planocef3

* Também podem aceder a este percurso os jovens com idade inferior a 15 anos, mediante autorização da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

 

NOTA: Informação retirada do site da ANQEP.

Perfil

EProf.cursoprof perfil

Ao alunos dos cursos profissionais são estudantes que pretendem integrar rapidamente o mercado de trabalho e, por isso, querem uma formação já orientada para a prática de uma profissão específica, embora não ponham de parte a hipótese de frequentarem o ensino superior.

Página 1 de 4